O site brasileiro Overmundo (www.overmundo.com.br) é um bom começo para a publicação e a divulgação de conteúdo cultural na internet.
Basta um cadastro rápido, mas que pede o número do CPF, para colocar material no banco de cultura -imagens, teses, vídeos etc.
Antes de ser definitivamente publicado, o conteúdo é avaliado por outros participantes, que podem dar sugestões de edição.
O site tem um mecanismo que ajuda na divulgação, já que o que é colocado é classificado por outros usuários e ganha destaque com isso.
Existe um portal dedicado a divulgar artistas que não tenham gravadora. O www.jamendo.com hospeda músicas com direitos flexíveis.
Quem coloca uma composição na comunidade -são mais de 15 mil álbuns e 500 mil usuários- pode levar o arquivo para blogs e outras páginas, ou ter a canção tocada na rádio oficial do site, entre outras formas de divulgação.
Já os escritores podem disponibilizar suas obras no dominiopublico.gov.br. É preciso licenciar a obra em Creative Commons.
Os amantes de videogames que procuram diversão durante a crise econômica estão aumentando os acessos aos games on-line gratuitos. O número de visitantes aos sites de jogos on-lne cresceu 27% nos Estados Unidos em 2008, que foram procurados por 86 milhões de pessoas até o final de dezembro, de acordo com com um relatório da empresa de estatísticas comScore, divulgado na quinta-feira (29).
O total de tempo dedicado aos jogos aumentou em 42%, com 4,9% das atividades executadas na internet voltadas aos jogos on-line gratuitos.
Jogos gratuitos on-line aumentaram audiência em 42%, afirma empresa de estatísticas; motivo seria a crise econômica
"Isso indica que os games são uma das atividades mais procuradas durante os períodos de crise econômica", disse o diretor de solução em games da comScore, Edward Hunter.
"Não há apenas consumidores procurando distrações para aliviar os assuntos econômicos, mas também o crescimento de uma alternativa de entretenimento livre de pagamento."
O site Yahoo! Games é o mais procurado, com um crescimento anual de 20% --ou 19,5 milhões de acessos. A gigante dos videogames Electronic Arts aparece em segundo lugar, com 15,4 milhões de acessos, o que representa um aumento de 21% nas visitas. A Disney Games vem em terceiro lugar, com crescimento em 13%, o que significa 13,4 milhões de visitantes.
"Jogos casuais estão se demonstrando uma verdadeira alternativa de diversão e entretenimento gratuito para as pessoas durante a crise", diz a chefe de operações da Electronic Arts, Michelle Weaver.
Antes mesmo de estrear e virar assunto entre noveleiros, "Caminho das Índias" movimentou a turma dos internautas. Em vídeos, entrevistas e fotografias --parte de uma campanha da emissora--, o folhetim se espalhou pela internet, nos sites YouTube, Twitter e Flickr. Em alguns, já virou sucesso. No Orkut, onde não houve divulgação por parte da Globo, já há mais de 400 comunidades.
No YouTube, os vídeos em que Márcio Garcia e Juliana Paes aparecem em uma montagem fazendo ioga foram postados pela própria emissora e já acumulam quase 40 mil acessos cada um.
Durante a festa de lançamento da trama, no último dia 10, nas páginas oficiais da novela no Twitter e no Flickr, era possível saber em tempo real o que estava acontecendo no evento.
As informações foram postadas por blogueiros convidados pela autora da trama, Gloria Perez. Ela, instigada pela proximidade entre o mundo real e o virtual, reuniu-se com eles em dezembro passado.
"Postamos comentários e fotos do evento, o que gerou uma intensa repercussão. No primeiro encontro com a autora, conversamos sobre o que faz um blogueiro e o que ele pensa, e a Gloria se interessou porque a interatividade é uma coisa nova na TV", diz Caio Novaes, dono de um site que hospeda blogs.
Além de servir de canal para bombar a história, a interatividade de "Caminho das Índias" estará presente no decorrer da trama por meio de Indra, personagem que terá um blog na trama e na vida real, e dos dois diários virtuais mantidos pela autora.
"A princípio, esse tema seria algo secundário na trama, mas ela percebeu que, no Brasil, o universo virtual ainda é um meio restrito e fechado. Com a discussão desse tema na TV, a tendência é que cresça a visibilidade dos blogs em nosso país", diz o empresário Wagner Fontoura, outro autor de blog consultado por Gloria.
Para Bruno Rodrigues, especialista em mídia digital, o fato de "Caminho das Índias" estar presente na internet pode ajudar a atrair o público que abandonou a TV nos últimos tempos. "Pela primeira vez, há a possibilidade de o receptor ser ouvido. Isso é inédito e transformador", avalia Rodrigues.
O canal do Vaticano no YouTube será apresentado oficialmente nesta sexta-feira (23), com o reconhecimento sobre a importância de novas tecnologias para a Igreja Católica e a afirmação de que o papa Bento 16 tem simpatia pela internet. As afirmações foram feitas pelo arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício de Comunicações Sociais, na quinta-feira.
Celli disse que o pontífice vê com bons olhos o uso de novas tecnologias e reconheceu a importância de lançar mão de novas maneiras de chegar às pessoas. Entretanto, ele também critica a "obsessão" dos dias contemporâneos por mensagens de texto e salas de bate-papo.
"A entrada no YouTube não é algo indecoroso. É preciso entender esta medida como a vontade de ir em direção a todos os homens. O papa sabe os limites, os aspectos negativos ligados a estas ferramentas, mas sabe que, se os homens estão ali, é preciso ir ao encontro deles", disse à Radio Vaticano.
Celli explicou que a medida tem o objetivo de estabelecer um "diálogo aberto" com as pessoas.
"O papa quer ir ao encontro das pessoas onde elas estiverem, para estabelecer um diálogo aberto, franco, sincero e amistoso", disse.
O arcebispo afirmou que será publicado um vídeo de Bento 16 falando sobre a 43ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais, que terá as novas tecnologias como tema.
"Será uma mensagem positiva, na qual Bento 16 ressaltará sua simpatia pela internet", disse.
O site de namoro virtual HotEnough não quer ser politicamente correto. Polêmico, o endereço é voltado exclusivamente para pessoas atraentes. "É sexy, é divertido, e definitivamente não é para todos", diz.
A página só inclui membros com aprovação prévia. O candidato envia três fotos que serão analisadas pelos administradores do site. Pelo menos uma das fotos deve ser de corpo inteiro e só uma foto pode ter sido tirada por um profissional. As fotos não podem ser ofensivas nem de mau gosto.
Também não são permitidas fotos de nus, com gestos ofensivos, fora de foco ou com o rosto obstruído por óculos escuros.
Votação
Após o julgamento inicial dos administradores do site, com base na boa forma dos candidatos, a foto do pretendente a membro é colocada na página em uma área de votação, para que os outros usuários possam dar notas.
Quando o candidato receber 25 votos e tiver nota acima de seis ele pode se cadastrar no site. Após aceito, o novo usuário será colocado em um dos três níveis do site, com base na classificação de sua aparência.
Os membros de cada grupo terão acesso a todos os membros do seus níveis e a membros de níveis mais baixos. O site tem dois grupos, um com participantes de 18 a 39 anos e um segundo, exclusivo, com os 40 mais atraentes da página.