A 25ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que começou ontem (30) na zona norte da cidade, distribui gratuitamente vÃdeos, jogos e outras mÃdias aos visitantes com celulares que tiverem sistema Bluetooth.
O Bluetooth é um padrão de transmissão por radiofreqüência (2,4 GHz, no Brasil). As vantagens são a capacidade de transmissão (os sinais atravessam paredes) e a velocidade mais alta do que a do infravermelho.

A principal desvantagem é a possibilidade de interferência de equipamentos elétricos em funcionamento. O nome da tecnologia (algo como dente azul, em inglês) é uma homenagem das empresas criadoras a um rei viking do século 10 chamado Harald Bluetooth, que uniu Dinamarca e Noruega.
Um vÃdeo apresentando as principais novidades do evento será distribuÃdo aos visitantes que ativarem o sistema de seus aparelhos durante o evento. Para a ação, três zonas Bluetooth foram montadas, na entrada da feira, na praça de alimentação e na área de venda dos ingressos.
Um banner fixado na entrada da feira convida os visitantes a interagirem com a publicidade móvel.
Os visitantes também poderão baixar em seus celulares conteúdo exclusivo fornecido por expositores, como jogos e papéis de parede para aparelhos móveis.
25º Salão Internacional do Automóvel
Quando: até 9 de novembro
Horário: até 8 de novembro, das 14h às 22h (entrada até às 21h); 9 de novembro, das 11h às 19h (entrada até às 17h)
Onde: pavilhão de Exposições do Anhembi, avenida Olavo Fontoura, 1.209 - Santana (São Paulo)
Preço: de R$ 20 (crianças de 5 a 12 anos) a R$ 30 (adultos e maiores de 12 anos); para menores de 5 anos e maiores de 65 anos a entrada franca
Como chegar: ônibus (gratuito) sai da estação Tietê, na Linha 1-Azul
Uma planta de 40 centÃmetros virou a sensação no Japão após começar a "escrever" um blog.
Com a ajuda de um equipamento de alta tecnologia, Midori-san pode "expressar" seus sentimentos por meio de palavras e dividi-los com os fãs que acessam sua página na internet todos os dias.
O engenheiro por trás do projeto, Satoshi Kuribayashi, diz acreditar que as plantas têm sentimentos e que algumas vezes elas são mais sensÃveis do que nós a certos elementos como a luz.
Com base nisso, Kuribayashi criou um sensor que captura os sinais elétricos emitidos pela planta e os transmite a um computador.
Utilizando um sistema de algorÃtmos, a máquina lê os sinais, que - combinados a outros fatores, como temperatura - são traduzidos em palavras, automaticamente publicadas no blog de Midori-sun.
Em um de seus texto, é possÃvel ler a frase em japonês: "Hoje estava nublado e o dia estava frio".
Os blogs são uma febre no Japão. Atualmente, há mais blogs em japonês do que em qualquer outra lÃngua. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
A GSMA (GSM Association) afirmou nesta sexta-feira (24) que a Banda Larga Móvel 3G HSPA (High Speed Packet Access) será a principal forma de acesso à internet na América Latina em três anos. A rede 3G é utilizada, entre outras, pelas operadoras de celular para oferecer internet móvel e é concorrente da rede WiMax.
Para a GSMA --que representa mais de 750 operadoras de telecomunicações em 218 paÃses-- a liderança será conquistada devido "à constante melhoria da cobertura, capacidade e desempenho das redes 3G HSPA".
No Brasil, de acordo com a associação, mais de 500 mil pessoas acessaram a internet por meio de redes e aparelhos com a tecnologia em menos de um ano de operação.
Conexão
Dados da consultoria IDC apontaram que o paÃs atingiu cerca de 10 milhões de conexões em banda larga no primeiro semestre deste ano, levando em consideração as tecnologias fixa e móvel --os números da banda larga móvel não consideraram a rede 3G.
As conexões classificadas como fÃsicas --IP dedicado, ADSL, Cabo Modem, wireless fixo, satélite, entre outras-- chegaram a 8,727 milhões entre janeiro e junho de 2008, uma alta de 33,24% em relação ao mesmo perÃodo do ano passado.
Já o número de conexões móveis, que inclui os pacotes vendidos a PCs, chegaram a 1,314 milhão de assinantes. Essa modalidade cresceu bem mais: 464%.
A Sony lançou nesta quinta-feira no Japão seu novo PlayStation Portable 3000 (PSP-3000), com tela de LCD (cristal lÃquido) e microfone integrado. O aparelho é o sucessor do atual PSP.
Além de melhorar a qualidade da imagem dos jogos --graças è tela de 4,3 polegadas com tecnologia anti-reflexo--, o console é capaz de enviar imagens de maior resolução e permite jogar utilizando a voz ou conversar pelo Skype.
Com preço de 19.800 ienes (US$ 197) no Japão, a Sony espera vender 15.000 unidades do console no final de 2008. O PSP-3000 estará disponÃvel na clássica cor preta, em branco e em prateado.
A Sony vendeu mais de 41 milhões de unidades da anterior PSP desde seu lançamento no mercado em setembro de 2007 até junho de 2008.
O lançamento surge para brigar com o Nintendo DS e seu sucessor, DSi, da fabricante concorrente Nintendo. A criadora do portátil DS vendeu 77 milhões do seu console até o final de junho deste ano.
A Nintendo lançará no Japão em 1º de novembro seu novo videogame portátil DSi, equipado com câmara e reprodutor de áudio, por US$ 179.
O mercado global de videogames gerou aproximadamente US$ 6,7 bilhões durante o ano fiscal de 2007, encerrado em março deste ano. Trata-se de um crescimento de 60% desde 2003.
O faturamento do comércio eletrônico no Brasil deve fechar o ano com crescimento de 35% sobre 2007, aponta relatório divulgado nesta quarta-feira (15) pela consultoria e-bit. De acordo com o levantamento, as vendas on-line devem atingir faturamento de R$ 8,5 bilhões.
A consultoria afirma que o resultado no comércio eletrônico está relacionado ao aumento no número de consumidores, que cresceu 42% de janeiro de 2007 a junho de 2008. "Isso significa que as lojas virtuais conquistaram cerca de 3,5 milhões de novos compradores. Só no primeiro semestre deste ano o faturamento foi de R$ 3,8 bilhões", afirma a e-bit.
Atualmente, mais de 11,5 milhões de pessoas, segundo a consultoria, já experimentaram comprar algum tipo de produto pela internet.
"As principais vantagens que atraem os consumidores ao mundo digital são as práticas de preços mais baixos, financiamento facilitado, frete grátis, facilidade de compra, além da praticidade em comparar preços de produtos."
Outro ponto abordado pela e-bit para justificar o aumento das vendas pela internet trata da expansão das vendas de computadores no paÃs.
"Além da vantagem da compra direta, o comércio eletrônico está investindo cada vez mais em segurança na navegação, o que gera a confiança do consumidor", explicou o diretor comercial da e-bit Informação, MaurÃcio Salvador. Ele afirma que as vendas on-line possibilitam que a cadeia produtiva de distribuição perca intermediários, diminuindo o custo do produto.