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Notícias na 25 de março

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Internauta brasileiro passa quase um dia na rede por mês

O internauta brasileiro quebrou o recorde de tempo de navegação. Em julho, passou em média 23 horas e 30 minutos na rede, segundo relatório do Ibope/NetRatings divulgado nesta sexta-feira.

A marca é uma hora e três minutos maior do que a de junho. São considerados nesta pesquisa apenas os usuários ativos domiciliares, ou seja, pessoas que acessam a rede ao menos uma vez por mês de casa.

O Brasil se mantém com maior tempo médio de navegação residencial do planeta. Completam a lista dos cinco países com maior tempo de navegação os Estados Unidos (19 horas e 52 minutos), Japão (18 horas e 41 minutos), Alemanha (18 horas 7 minutos) e Austrália (17 horas 51 minutos).

Esse é o maior tempo médio por internauta residencial já reportado pela pesquisa desde o início das suas operações, em 1998.

(Fonte: da Folha Online ) - 20/08/2007
Simulador ajuda a escolher tipo de cobrança para telefone fixo

O jogo mudou de regras e, agora, os consumidores terão de se adaptar às novas formas de cobrança estabelecidas para a telefonia fixa.

No fim de julho, as empresas de telefonia concluíram a migração para a nova forma de tarifação, que, em vez de ser baseada em pulsos, passa a ser estabelecida de acordo com os minutos dispendidos em cada uma das ligações.

O sistema já é válido na cobrança das ligações interurbanas e internacionais originadas em fixos e as que são feitas para celulares.

Aos consumidores, cabe optar entre dois tipos de plano, básico ou alternativo, apelidado de Pasoo (Plano Alternativo de Oferta Obrigatória).

Quem não optou por nenhum deles foi automaticamente incluído no plano básico, mas o consumidor pode alterar isso a qualquer momento. O mesmo vale para quem selecionou um dos planos, mas deseja mudar de opção.

Diferenças

Enquanto o modelo básico é indicado para quem faz chamadas curtas, de até três minutos, e não costuma ultrapassar cem pulsos na franquia mensal, o Pasoo é voltado para atender os consumidores que realizam ligações mais longas, quem telefona nos finais de semana e de madrugada e também usuários de internet discada.

Ele oferece 400 minutos de franquia, contra os 200 que estão inclusos na assinatura do plano básico.

Apenas 5% dos 4,62 milhões de clientes da Telefônica, no Estado de São Paulo, optaram pelo Pasoo. A empresa, que concluiu a transição no último dia 29, colocou em seu site um simulador para ajudar seus clientes na escolha da opção mais adequada para seu perfil.

Para utilizá-lo, visite www.telefonica.com.br e entre no canal de resolução de dúvidas sobre a migração telefônica. Clique em Calculadora e informe se é cliente residencial, qual a área de concessão a que pertence a sua linha (informação publicada no cabeçalho da conta telefônica) e a quantidade de ligações feitas nos horários descritos (normal e reduzido).

Simulador

Segundo demonstrou o simulador, um cliente residencial que faça em um mês 20 chamadas de dez minutos de duração em horário normal pagará, ao final do mês, R$ 37, 98 em qualquer um dos planos.

Porém, se for realizado o dobro de chamadas, 40 ligações mensais de dez minutos, o Pasoo já se mostra mais vantajoso, resultando em uma conta de R$ 43,85 contra R$ 57,09 que seriam cobrados pelo plano básico.

No site da Anatel, é possível obter mais informações sobre a mudança. Em www.anatel.gov.br, o internauta encontrará uma cartilha em formato PDF contendo explicações didáticas sobre a mudança.

A agência explica ainda que os usuários que desejarem receber uma conta detalhada devem solicitá-la gratuitamente à operadora. O documento, que traz os números chamados, data, horário e custos das ligações realizadas, também deve contribuir para uma escolha acertada entre os planos disponíveis.

Mais informações

Clientes da Telefônica e de outras operadoras, como a Telemar e a Brasil Telecom, também podem recorrer a um outro serviço de tira-dúvidas disponível na internet.

O site www.br.inter.net promete ajudar os consumidores a verificarem as diferenças entre os planos e fazerem a melhor opção.

No endereço, basta escolher uma das operadoras para ser informado sobre o preço do plano básico e do Pasoo e sobre os custos que teriam ligações de um minuto, de três minutos ou de uma hora sob cada um dos planos.

(Fonte: MARIANA BARROS da Folha de S.Paulo ) - 14/08/2007
Dia dos Pais deve movimentar até R$ 300 milhões nas lojas virtuais

O principal período de vendas do varejo eletrônico para o Dia dos Pais, que começou no último dia 30 de julho a vai até 11 de agosto, deve superar o faturamento de 2006 em quase 40%, atingindo cerca de R$ 300 milhões. No ano passado foram R$ 215 milhões.

No ranking dos produtos mais vendidos, a liderança é mantida por livros, revistas e jornais, com 17%. Na seqüência estão os eletroeletrônicos (como televisores, MP3 players e câmeras digitais), com 15% e títulos de CD e DVD, também com 15%.

Um dos principais motivos apontados pelo diretor-geral da e-bit, Pedro Guasti, para essa expectativa de crescimento no período, é o aumento da freqüência de compras por parte de usuários "mais experientes" aliados aos novos e-consumidores.

"Na medida em que os e-consumidores "mais experientes" adquirem mais segurança no canal, a tendência é que realizem uma maior quantidade de pedidos em um menor espaço de tempo", afirmou.

Além disso, outro fator que pode também ser apontado para uma expectativa de crescimento no comércio eletrônico é o aumento da massa salarial, que estimula o consumo das famílias brasileiras. O crescimento do varejo físico também influencia diretamente no e-commerce.

"Com o incremento da massa salarial e políticas de pagamentos facilitados pelas lojas virtuais, o consumidor está mais disposto a gastar", diz Guasti.

O valor médio deve ficar em R$ 300, aumento de aproximadamente 4% em relação a 2006 (R$ 293).

(Fonte: da Folha Online ) - 14/08/2007
Veja como evitar gafes e mal-entendidos nas mensagens eletrônicas

O volume " Como Gerenciar E-Mails", da " Série Sucesso Profissional", da Publifolha, adota uma linguagem simples e exemplos práticos que mostram como aumentar a eficiência do uso do e-mail nas atividades profissionais.

Ao longo do livro, o leitor encontra fotos, ilustrações e gráficos que ensinam a organizar a correspondência eletrônica, além de um teste que avalia as habilidades em aproveitar ao máximo o correio eletrônico. Saiba como escrever uma mensagem sem cair no desleixo:

Etiqueta na rede
O e-mail é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e profissionalismo.

Cuidados na redação
A facilidade para escrever e enviar uma mensagem estimula a informalidade. Aproveite esse benefício sem cair no desleixo: dedique tempo para redigir e-mails com clareza e objetividade se não quiser confundir (ou aborrecer) o destinatário.

Tente ser objetivo e separar os assuntos com clareza

Sem excessos
Além de irritantes, mensagens longas e repetitivas dificilmente conseguem transmitir as informações desejadas com eficiência e rapidez.

Moderação no texto
Na hora de escrever um e-mail, pode ser tentador incluir todas as pessoas conhecidas na lista de destinatários. Lembre-se de que sua mensagem é apenas mais uma na caixa de entrada e, se quiser que seja lida com atenção, ela terá de ser bem elaborada. Além disso, se você envia para 25 pessoas uma mensagem que precisa de cinco minutos para ser lida, irá consumir mais de duas horas do tempo alheio. Tenha em mente que na tela a leitura torna-se mais fácil se o texto vier em parágrafos curtos.

Em nome da clareza
Se você quer que seu e-mail seja lido, dedique tenção para a identificação do assunto. Em vez de tentar resumir o conteúdo no título, escreva a mensagem primeiro, leia-a e depois elabore a identificação. Prefira usar poucas palavras, pois frases longas demais não aparecem inteiras na caixa de identificação de diversos programas de gestão de e-mail.

Identifique o assunto com até 50 caracteres

Escrita objetiva
Aprenda a escrever mensagens de leitura fácil e a transmitir o que é importante sem desperdiçar o tempo das pessoas

Como responder
Mantenha a mesma identificação do assunto (em uma resposta, ela virá precedida da sigla "Re:"), pois a medida facilita a organização por tema na hora de arquivar os assuntos. Para redigir a resposta, acrescente seus comentários no início do texto, insira algumas observações ao longo da mensagem e delete o que não tiver importância. Se cada pessoa que ler e devolver a mensagem adicionar um bloco de texto no início, o e-mail corre o risco de ficar imenso.

Passo a passo
1. Para enviar e-mails apenas informativos, use PSC (para seu conhecimento).
2. Nesse tipo de e-mail, você pode usar também a sigla PSI (para sua informação).

Clareza ao comunicar
Ao contrário do que ocorre com cartas, os e-mails são informais e em geral têm um tom coloquial. No entanto, alguns destinatários podem interpretar de maneira errada. Ao escrever, pense em quem vai ler e reserve a intimidade para os amigos.

Seja objetivo e aumente as chances de ser compreendido

Abreviações
Como cada vez mais pessoas compõem suas mensagens em movimento, às vezes usando o celular como teclado, aumenta a tendência ao uso de abreviações. A necessidade de facilitar o processo deu origem a uma linguagem rica em siglas e palavras de fácil identificação, como "msg" em vez de "mensagem" e "vc" no lugar de "você". Não se sinta obrigado a utilizar esse "idioma" e reserve a linguagem codificada para mensagens enviadas para quem compreende as abreviações.

Só abrevie palavras se tiver certeza de que o leitor da mensagem as entende

Símbolos com significado
No início da era do e-mail, foram desenvolvidos sinais gráficos destinados a transmitir uma mensagem de humor, chamados de smileys ou emoticons. Em geral, apontam o tom do texto, como indiferença ou preocupação, por exemplo. Existe uma grande variedade desses símbolos, mas os mais usados estão descritos no quadro ao lado. Vale lembrar que nem todas as pessoas conhecem o significado dos emoticons e há quem os considere infantis. Evite usá-los em e-mails profissionais.

Significado
:-) Tradicional sorriso. Costuma indicar satisfação.
;-) Piscada. Em geral, acompanha uma piada ou brincadeira.
:-( Preocupação. Costuma indicar tristeza ou desencanto.
:-I Indiferença. Revela apatia ou falta de interesse.
:-> Sarcasmo. Usado para identificar cinismo ou ironia.

Tom correto
Ao escrever um e-mail para uma pessoa pela primeira vez, pode ser difícil saber qual tratamento dar e como encerrar a mensagem. Aposte na neutralidade: use "Caro (fulano)" e termine com "Um abraço". Reserve formas mais próximas (como "querido" ou "um beijo") para destinatários que você conhece bem.

Tente solucionar questões difíceis por telefone ou pessoalmente

O perigo das emoções
Quando estiver nervoso ou alterado, preste o dobro de atenção nas mensagens que pretende enviar, pois algumas vezes um e-mail que você julga inofensivo pode conter emoções que não precisam ser transmitidas. Escrever com neutralidade em momentos de agitação não é fácil, e a leitura feita pelo destinatário pode agravar ainda mais a situação. Se tiver dúvidas, elabore uma mensagem "difícil" mas não envie: faça uma leitura atenta depois de um intervalo.

Nos e-mails profissionais, evite ironias

Em busca de ajuda
Se você se sente cansado ou sob pressão, pode ser útil pedir a opinião de um colega antes de mandar uma mensagem. Mostre o e-mail para uma pessoa não envolvida e peça seu parecer sincero.

(Fonte: da Folha Online ) - 06/08/2007
Plano de acesso à internet a R$ 7,50 entra em vigor hoje

A partir desta sexta-feira está disponível o plano especial de acesso à internet negociado pelo governo federal com as operadoras de telefonia fixa de acordo com o programa Computador para Todos, aprovado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O novo plano garante 10 horas mensais de acesso à internet discada por R$ 7,50, já incluindo impostos. O valor corresponde a um desconto estimado de 85% no custo da tarifa normal. As operadoras que participam do acordo e vão oferecer o plano são: Brasil Telecom, Telefônica, Oi, Companhia de Telecomunicações Brasil Central (CTBC) e Sercomtel. Elas cobrem 100% do território nacional.

De acordo com o governo federal, o plano alternativo é universal e poderá ser adquirido mesmo por quem não é beneficiário do Computador para Todos, que oferece incentivos fiscais para máquinas de mesa que custam até R$ 1,2 mil e para laptops de até R$ 1,8 mil.

Segundo a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), o programa estimulou a venda de computadores, que registrou, em 2006, 8 milhões e 300 mil unidades vendidas, crescimento de 43%. O país tornou-se o terceiro maior mercado de computadores, atrás de Estados Unidos e China. A Abinee prevê a venda de 10 milhões de unidades em 2007.

Para o governo, o programa também ajudou a reduzir a venda de equipamentos montados irregularmente, o chamado "mercado cinza" reduziu de 74% para 34% sua participação no ano passado, o que o torna mais próximo do nível nos Estados Unidos, em torno de 30%.

O governo também informou que, ao incluir o acesso à internet, o programa Computador para Todos volta a ser chamado de PC Conectado, nome previsto originalmente.

(Fonte: da Folha Online ) - 06/08/2007
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Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.