Portais da Cidade

Notcias na 25 de maro

Listando: 1251 1255 de 1513
Software gratuito faz manutenção em 1 clique

O Glary Utilities é um software gratuito que abarca uma série de ferramentas úteis para a manutenção do computador. Baixe-o em www.glaryutilities.com. É recomendável fazer back-up de arquivos importantes antes de usar o programa. Conheça abaixo algumas das ferramentas mais úteis do software e saiba como usá-las.

Manutenção em um clique - Esse recurso executa automaticamente seis ferramentas do programa --Limpador de Registro, Reparador de Atalho, Gerenciador de Inicialização, Limpador de Arquivos Temporários, Eliminador de Rastros e Removedor de Spyware. Na aba Manutenção 1 --Click, selecione as funções que quer executar e clique no botão Procurar por problemas. Depois da verificação, clique em Reparar problemas.

Limpar disco(s) - Essa ferramenta localiza automaticamente arquivos desnecessários para o funcionamento do sistema e os remove, liberando espaço no disco rígido. No aba Módulos, clique em Limpar & Reparar, depois em Limpar Disco(s) e escolha um ou mais discos rígidos. Clique em Próximo e aguarde a verificação. Ao fim, é possível selecionar os arquivos a remover. Clique de novo em Próximo e, finalmente, em Terminar.

Limpar registro - O Registro do Windows é um banco de dados com informações sobre configurações do sistema. Corrigir erros no Registro pode ajudar a melhorar o desempenho da máquina. Na aba Módulos, clique em Limpar Registro e depois em Verificar o Registro em busca de erros. Ao fim da verificação, clique em Reparar o Registro.

Análise de disco - Esse utilitário mostra as pastas mais volumosas, os tipos de arquivos que mais ocupam espaço e o ranking de arquivos mais pesados --em ordem decrescente. Assim, fica fácil ver o que está ocupando mais espaço no disco. Na aba Módulos, clique em Arquivos & Pastas e, depois, em Análise de Disco.

Escolha um ou mais discos rígidos a serem analisados. Quando localizar um arquivo de que não vai mais precisar, clique nele com o botão direito e escolha Excluir. Tome cuidado para não remover arquivos do sistema.

Gerenciar inicialização - Alguns programas, ao serem instalados, passam a iniciar simultaneamente com o Windows. O excesso de softwares executados automaticamente pode tornar a inicialização e a operação do sistema mais lentas. Com essa ferramenta, é possível verificar quais programas estão sendo iniciados automaticamente, além de conferir se alguns deles são maliciosos.

Na aba Módulos, clique em Otimizar & Melhorar e, depois, em Gerenciar Inicialização. Quando localizar um processo desnecessário ou suspeito --as informações sobre segurança partem de um banco de dados alimentado por usuários--, desmarque a caixinha ao lado do ícone do programa em questão e clique em Atualizar.

Outras funções - Há ainda ferramentas de correção de atalhos quebrados, eliminação de rastros de uso de internet e remoção de arquivos duplicados.

(Fonte: RAFAEL CAPANEMA da Folha de S.Paulo ) - 04/08/2008
Banda larga representa 81,5% dos acessos residenciais no BrasilPor Redação do IDG Now!

São Paulo - Dos internautas com banda larga em casa, 73% efetivamente navegaram em junho, diz Ibope. Uso cai para 44% em linha discada.

Dos 22,9 milhões de usuários ativos de internet residencial no Brasil registrados em junho, 81,5%, ou 18,7 milhões, navegaram com acesso em banda larga, informa o Ibope//NetRatings, nesta sexta-feira (25/04). O dado representa uma pequena redução de usuários ativos de banda larga, em relação a maio deste ano (19 milhões), mas acompanha a queda de 1% no total de internautas residenciais em junho.

O acesso em linha discada registrou 4,2 milhões de consumidores, ou 18,5% da base de internautas que acessaram a internet em casa no mês passado.

Em média, um usuário residencial de banda larga ficou conectado por 25 horas e 2 minutos em junho, enquanto o de linha discada somou 14 horas e 54 minutos.

Na avaliação geral, dos 35,5 milhões de brasileiros que moram em residências com computador conectado à internet, o Ibope estima que 73% (25,7 milhões) moram em domicílios com banda larga. Destes, 18,5 milhões efetivamente navegaram em junho.

Já o acesso discado, disponível para 9,7 milhões de usuários no Brasil, foi usado por 4,2 milhões de pessoas.

"O dado revela que 73% das pessoas que moram em domicílios com banda larga fazem uso da internet residencial, pois mais pessoas na família conseguem navegar, enquanto 44% das pessoas com linha discada efetivamente a utilizam, o que é mais frequente entre jovens", compara José Calazans, analista de mídia do Ibope//NetRatings.

(Fonte: IDG Now!) - 28/07/2008
Antivírus para uso pessoal recebe ótimas notas

Nessa semana vou dar a dica do programa antivírus chamado Avira. Esse antivírus alemão é gratuito para uso pessoal. E tem recebido as melhores notas e comentários em sites especializados.

A versão PersonalEdition Classic escaneia seu computador à procura de programas maliciosos como vírus, trojans, backdoor, hoaxes, worms, dialers e etc. Ele monitora cada ação do usuário que estiver ocupando o computador e reage automaticamente caso algum programa malicioso tente danificar o sistema.

Além disso, a empresa oferece, gratuitamente, atualizações constantes para que o antivírus proteja o sistema contra novas ameaças. Nesta versão gratuita, o Avira não tem configuração para verificação de e-mails, mas tem a vantagem de ser muito leve --ou seja, consumir poucos recursos de máquina.

A versão premium, que custa cerca de 20 euros, possui suporte para e-mail, adware, spyware e monitoramento de sites online. Roda em Windows 2000, XP e Vista.

Para obter o software acesse o site www.free-av.de/en/index.html

Internet mundial se expande em 26%, diz relatório da VeriSign

Cerca de 14 milhões de novos nomes de domínios da internet (endereços de sites) foram registrados no primeiro trimestre de 2008, elevando a base mundial para 162 milhões.

O aumento é de 26% na comparação com o mesmo período de 2007 e de 6% ante o trimestre imediatamente anterior, segundo relatório divulgado pela VeriSign --operadora global de registros.com e.net-- obtido pela Folha.

Brasil

No Brasil, o aumento, do final do ano passado até março, foi de 6,65%, de 451 mil para 481 mil domínios. A taxa de crescimento na América Latina foi semelhante: 7,8%, de 1,466 milhão para 1,581 milhão.

"As pessoas estão entendendo cada vez melhor a internet, como fazer bom uso dela e os seus benefícios", diz Erica Saito, gerente regional de estratégia de negócios da VeriSign.

"A maioria das empresas do país ainda não possui um site; portanto, existe um gigantesco potencial de crescimento", afirma Saito.

Para Frederico Neves, diretor de serviços e tecnologia da Registro.br, que é uma das autorizadas a registrar domínios no país, a mudança nas regras de permissão ocorrida no país em maio está impulsionando os registros de pessoas físicas. "Antes, somente empresas podiam ter o domínio.com.br.", explica. Ser dono de um endereço próprio na internet custa R$ 30 ao ano.

Países

A base de domínios com códigos de países subiu 33% entre o primeiro trimestre de 2007 e o primeiro de 2008, para 63 milhões. A maior é a da Alemanha, 12 milhões. Rússia, China e Índia apresentam ritmo de crescimento superior ao do Brasil.

Saito não espera que as novas normas da Icann (entidade que coordena a internet), as quais permitirão a criação de novos sufixos de domínios --como.sports ou.escola--, provoquem uma disparada nos registros. "Isso não foi observado quando da criação de.biz e.info", diz.

(Fonte: DENYSE GODOY da Folha de S.Paulo ) - 21/07/2008
Consultoria prevê fim de uso doméstico do mouse

Uma das consultorias em tecnologia mais importantes do mundo, a Gartner, prevê que o mouse para uso doméstico está com os dias contatos. Um dos consultores da empresa, Steve Prentice, afirma que o mouse, que já tem quase 40 anos de idade, poderá ser aposentado nas casas nos próximos três ou cinco anos.

Para substituir o dispositivo, Prentice diz que serão implantados computadores com os chamados mecanismos gestuais, como os operados por toques de tela e dispositivos de reconhecimento facial.

"O mouse trabalha bem em ambiente de escritório, mas, para o entretenimento doméstico ou para trabalhar em um notebook, está acabado", afirma o analista.

Reconhecimento da face

Prentice afirmou à BBC que sua previsão foi gerada pelo surgimento de novos produtos com novas interfaces mais interativas, inspiradas pelo mundo dos games. Temos a Panasonic mostrando um novo dispositivo para o ambiente de entretenimento doméstico", diz o consultor. "Ao invés de usar o controle remoto convencional, você levanta sua mão e o aparelho reconhece que você fez isso."

"O aparelho também reconhece seu rosto e mostra isso na sua tela de televisão", acrescenta. "Você pode mover sua mão para se mover pelo menu e escolher o que quiser."

"Sony, Canon e outros fabricantes de equipamentos fotográficos e de vídeo estão usando reconhecimento de voz em tempo real", afirma Prentice. "E reconhecem até quando você sorri."

"Você tem até sistemas emotivos pelos quais você pode usar fones e controlar um computador simplesmente pelo pensamento, e isso deve chegar ao mercado em setembro."

Exagero

Apesar das previsões de Prentice, nem todos concordam com o fim do mouse em ambiente doméstico. "A morte do mouse é muito exagerada", afirma Rory Dooley, vice-presidente e gerente-geral da unidade de dispositivos de controle da Logitech.

A empresa é a maior fabricante de mouses e teclados e já vendeu mais de 500 milhões de mouses nos últimos 20 anos. "Isso apenas prova como o mouse é importante", afirmou Dooley.

O vice-presidente da Logitech reconhece, no entanto, que o número de formas para as pessoas interagirem com um computador está aumentando. "Há anos, as pessoas estão falando da convergência", diz Dooley. "Hoje, a TV funciona como um computador, e os computadores de hoje funcionam como uma TV."

"Os dispositivos que usamos foram modificados para atender à mudança em nosso estilo de vida, mas isso não nega o valor do mouse", acrescenta.

Mundo em desenvolvimento

De acordo com Prentice, da consultoria Gartner, milhões de pessoas já estão usando os substitutos do mouse graças a dispositivos como o iPhone e o videogame Wii, da Nintendo.

"Com o Wii, você aponta e se movimenta e o controle vibra em resposta", afirma o consultor. "Até a interface de múltiplos toques é muito mais flexível e poderosa do que no passado, permitindo aproximação, movimentação rápida."

Mas, com as comemorações dos 40 anos do mouse planejadas para 2008, Dooley diz que as previsões da consultoria são pessimistas demais, principalmente se levarmos em conta que muitos países em desenvolvimento ainda precisam entrar no mundo online.

"Levar tecnologia, educação e informações para estas partes do mundo será possível por meio de acesso a navegadores de internet e isso será feito da forma como conhecemos hoje, que é o mouse", diz o executivo da Logitech.

"Existem cerca de 1 bilhão de pessoas online, mas a população do mundo ultrapassa os 5 bilhões", completa Dooley.

Listando: 1255 de 1513

Anuncie

Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.