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Notcias na 25 de maro

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Internet mundial se expande em 26%, diz relatório da VeriSign

Cerca de 14 milhões de novos nomes de domínios da internet (endereços de sites) foram registrados no primeiro trimestre de 2008, elevando a base mundial para 162 milhões.

O aumento é de 26% na comparação com o mesmo período de 2007 e de 6% ante o trimestre imediatamente anterior, segundo relatório divulgado pela VeriSign --operadora global de registros.com e.net-- obtido pela Folha.

Brasil

No Brasil, o aumento, do final do ano passado até março, foi de 6,65%, de 451 mil para 481 mil domínios. A taxa de crescimento na América Latina foi semelhante: 7,8%, de 1,466 milhão para 1,581 milhão.

"As pessoas estão entendendo cada vez melhor a internet, como fazer bom uso dela e os seus benefícios", diz Erica Saito, gerente regional de estratégia de negócios da VeriSign.

"A maioria das empresas do país ainda não possui um site; portanto, existe um gigantesco potencial de crescimento", afirma Saito.

Para Frederico Neves, diretor de serviços e tecnologia da Registro.br, que é uma das autorizadas a registrar domínios no país, a mudança nas regras de permissão ocorrida no país em maio está impulsionando os registros de pessoas físicas. "Antes, somente empresas podiam ter o domínio.com.br.", explica. Ser dono de um endereço próprio na internet custa R$ 30 ao ano.

Países

A base de domínios com códigos de países subiu 33% entre o primeiro trimestre de 2007 e o primeiro de 2008, para 63 milhões. A maior é a da Alemanha, 12 milhões. Rússia, China e Índia apresentam ritmo de crescimento superior ao do Brasil.

Saito não espera que as novas normas da Icann (entidade que coordena a internet), as quais permitirão a criação de novos sufixos de domínios --como.sports ou.escola--, provoquem uma disparada nos registros. "Isso não foi observado quando da criação de.biz e.info", diz.

(Fonte: DENYSE GODOY da Folha de S.Paulo ) - 21/07/2008
Consultoria prevê fim de uso doméstico do mouse

Uma das consultorias em tecnologia mais importantes do mundo, a Gartner, prevê que o mouse para uso doméstico está com os dias contatos. Um dos consultores da empresa, Steve Prentice, afirma que o mouse, que já tem quase 40 anos de idade, poderá ser aposentado nas casas nos próximos três ou cinco anos.

Para substituir o dispositivo, Prentice diz que serão implantados computadores com os chamados mecanismos gestuais, como os operados por toques de tela e dispositivos de reconhecimento facial.

"O mouse trabalha bem em ambiente de escritório, mas, para o entretenimento doméstico ou para trabalhar em um notebook, está acabado", afirma o analista.

Reconhecimento da face

Prentice afirmou à BBC que sua previsão foi gerada pelo surgimento de novos produtos com novas interfaces mais interativas, inspiradas pelo mundo dos games. Temos a Panasonic mostrando um novo dispositivo para o ambiente de entretenimento doméstico", diz o consultor. "Ao invés de usar o controle remoto convencional, você levanta sua mão e o aparelho reconhece que você fez isso."

"O aparelho também reconhece seu rosto e mostra isso na sua tela de televisão", acrescenta. "Você pode mover sua mão para se mover pelo menu e escolher o que quiser."

"Sony, Canon e outros fabricantes de equipamentos fotográficos e de vídeo estão usando reconhecimento de voz em tempo real", afirma Prentice. "E reconhecem até quando você sorri."

"Você tem até sistemas emotivos pelos quais você pode usar fones e controlar um computador simplesmente pelo pensamento, e isso deve chegar ao mercado em setembro."

Exagero

Apesar das previsões de Prentice, nem todos concordam com o fim do mouse em ambiente doméstico. "A morte do mouse é muito exagerada", afirma Rory Dooley, vice-presidente e gerente-geral da unidade de dispositivos de controle da Logitech.

A empresa é a maior fabricante de mouses e teclados e já vendeu mais de 500 milhões de mouses nos últimos 20 anos. "Isso apenas prova como o mouse é importante", afirmou Dooley.

O vice-presidente da Logitech reconhece, no entanto, que o número de formas para as pessoas interagirem com um computador está aumentando. "Há anos, as pessoas estão falando da convergência", diz Dooley. "Hoje, a TV funciona como um computador, e os computadores de hoje funcionam como uma TV."

"Os dispositivos que usamos foram modificados para atender à mudança em nosso estilo de vida, mas isso não nega o valor do mouse", acrescenta.

Mundo em desenvolvimento

De acordo com Prentice, da consultoria Gartner, milhões de pessoas já estão usando os substitutos do mouse graças a dispositivos como o iPhone e o videogame Wii, da Nintendo.

"Com o Wii, você aponta e se movimenta e o controle vibra em resposta", afirma o consultor. "Até a interface de múltiplos toques é muito mais flexível e poderosa do que no passado, permitindo aproximação, movimentação rápida."

Mas, com as comemorações dos 40 anos do mouse planejadas para 2008, Dooley diz que as previsões da consultoria são pessimistas demais, principalmente se levarmos em conta que muitos países em desenvolvimento ainda precisam entrar no mundo online.

"Levar tecnologia, educação e informações para estas partes do mundo será possível por meio de acesso a navegadores de internet e isso será feito da forma como conhecemos hoje, que é o mouse", diz o executivo da Logitech.

"Existem cerca de 1 bilhão de pessoas online, mas a população do mundo ultrapassa os 5 bilhões", completa Dooley.

Aprenda a gravar o som de vídeos do YouTube

Gostaria de salvar apenas o som de um vídeo do Youtube. É possível realizar essa tarefa?

Sérgio de Souza

Existem vários programas que realizam essa tarefa. Um dos mais simples é o Free Video to MP3 Converter. Com ele é possível extrair apenas o som dos vídeos do YouTube ou dos vídeos armazenados no seu PC.

O programa encontra-se disponível para download no site superdownloads.uol.com.br/download/109/free-video-to-mp3-converter

É muito fácil utilizá-lo. Basta colocar a URL do vídeo do YouTube e clicar no botão para o programa extrair o som. Ou então especificar a localização do arquivo de vídeo no computador.

Além disso, é possível selecionar a parte que você queira salvar. Não é necessário extrair todo o som do vídeo. Nesse caso clique no botão Trim Vídeo e marque o início e fim da parte que deseja extrair o áudio. Depois basta pressionar o botão Convert.










Reprodução


Roda em Windows 98, NT, 2000, Millenium, XP, Vista

Tráfego de dados de banda larga cresce 56 vezes no Brasil, diz consultoria

O tráfego de dados pela rede banda larga no Brasil cresceu 56 vezes entre 2002 e 2007, com taxas anuais sempre de dois dígitos. A informação é da consultoria IDC, que prevê que o fluxo de informações por esse tipo de rede cresça ainda oito vezes até 2012. Para a empresa, esse nível de crescimento requer investimento das empresas para garantir a qualidade do serviço.

"Com este tráfego crescente, as operadoras terão que se preparar para fortes investimentos na expansão da capacidade de suas redes nos próximos anos. Isso aliado ao fato de que a demanda e a competição no setor vêm diminuindo o preço da banda larga rapidamente", afirma Alex Zago, analista sênior de telecom da IDC Brasil, em nota.

Segundo o IDC, o aumento no tráfego de dados ocorre em razão do crescimento na base de assinantes e também do aumento nas bandas de conexão contratadas pelos usuários.

Dados do Ibope/NetRatings indicam que, primeira vez na história, o Brasil ultrapassou a marca de 40 milhões de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente, como casa, trabalho, escola, cybercafés e bibliotecas.

De acordo com a empresa, nos primeiros três meses de 2008, 41,565 milhões de pessoas com 16 anos ou mais declararam ter acesso à internet, o maior nível atingido no Brasil desde setembro de 2000, quando a empresa começou a fazer a medição no país.

Conseqüências

Mas, na semana passada, uma pane na rede de apenas uma empresa, a Telefônica, prejudicou o acesso em todo o Estado de São Paulo, com indisponibilidade ou falta de qualidade da conexão. Uma falha em equipados da Telefônica em Sorocaba prejudicou o acesso à internet no Estado

E, no sábado, o rompimento de dois cabos de fibra óptica da Oi deixou parte dos Estados do Maranhão e do Pará sem conexão por internet ou telefone celular. A empresa afirma que os dois acidentes foram causados por ´obras de terceiros´ na região, que romperam os cabos em lugares diferentes.

A organização de defesa do consumidor Pro Teste pediu que o Congresso crie uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para analisar a qualidade do serviço prestado por provedores de acesso à internet. Para a instituição, a pane foi ´só a gota d´água´.

O objetivo da CPI seria ´identificar os motivos pelos quais o serviço é tão ruim, embora esse mercado seja, aparentemente, concorrido e lucrativo´, segundo o órgão afirma, em nota.

(Fonte: da Folha Online ) - 13/07/2008
Aparelhos com design sofisticado conquistam consumidor disposto a gastar mais

O luxo pode estar ao alcance do controle remoto, ou mesmo do ouvido. Grandes marcas, como Ferrari e Giorgio Armani, se unem a empresas de telefonia e de eletrônica para oferecer objetos de desejo que custam alguns tantos reais.

O mercado de luxo procura atender consumidores que não se importam em pagar pequenas fortunas, desde que tenham aparelhos diferenciados. Se houver um número limitado de cópias, melhor.

Fascínio

Para Silvio Passareli, diretor do MBA Gestão de Luxo da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), produtos tecnológicos são considerados de luxo quanto têm um design autoral ou um valor agregado, como jóias.

"O consumidor que conhece o mercado de luxo não compra pela ostentação, mas porque conhece a excelência dos bens e produtos, como qualidade, nobreza dos materiais, exclusividade. Eles querem o máximo de performance do produto."

Para o consultor na área de mercado de luxo Luís Henrique Sampaio, da LH Consultoria, a busca é subjetiva.

"As pessoas têm fascínio pelas etiquetas que esses produtos ostentam, elas são capazes de hipnotizar consumidores ávidos por marcas famosas. São símbolos de sucesso, poder, projeção social e, principalmente, de comportamento."

Segundo empresas, a comercialização de produtos de luxo atende à demanda de consumidores, que querem sofisticação em todos os setores -como na sala de estar, com uma TV assinada pelo estilista italiano Giorgio Armani.

Andréia Vasconcelos, gerente de marketing da Motorola Brasil, diz: "A gente trabalha com desejo. E luxo não é nada mais que desejo. Nos associando ao mundo da moda, do design, potencializamos esse desejo de ter, por exemplo, uma Ferrari com você o tempo todo".

A gerente de marketing lembra que, na ocasião do lançamento de um celular com design assinado pela dupla italiana Dolce&Gabbana, chegaram a ser vendidos 3.000 aparelhos em apenas três horas.

Na rede

A exclusividade do mercado de luxo também chega à internet. Redes como a brasileira Coquelux ( www.coquelux.com.br) reúnem um público seleto, para quem são oferecidas peças de grandes marcas, com até 70% de desconto. Para fazer parte, é preciso receber indicação.

Lá fora, o Bag Borrow or Steal (pegue uma bolsa emprestada ou a roube; www.bagborroworsteal.com) reúne bolsas de grifes como Chanel e Louis Vuitton.

Os membros do clube pagam mensalidade e têm acesso a diversas bolsas, que são emprestadas, usadas por um tempo e, depois, devolvidas. É o fim do drama "quantos mil gastar em bolsas se por uma centenas de dólares posso pegá-las emprestadas".

(Fonte: DANIELA ARRAIS da Folha de S.Paulo ) - 06/07/2008
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Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.