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Notícias na 25 de março

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Navegadores GPS devem passar a informar sobre trânsito neste ano no Brasil

Mais rápidos, um pouco mais baratos, mas ainda sem informações de trânsito --assim estão, no Brasil, os navegadores baseados em informações de satélite, o sistema GPS (sigla em inglês para sistema de posicionamento global). Esse tipo de guia eletrônico de ruas, com exibição de mapas em 2D e 3D e orientação falada, chegou ao país em meados de 2006.

No início, demoravam cerca de dez minutos para captar o sinal do satélite e identificar sua posição. Hoje, a maioria leva em torno de cinco minutos.

Luis Filipe Costa, coordenador de produtos da Movix, que vende navegadores, explica que a mudança se deve à atualização do Sirfstar, chip responsável pela captação do sinal.

Os preços caíram ainda mais: chegaram custando cerca de R$ 2.000 e, hoje, o valor deles é de, em média, R$ 1.100.

Apesar de tal evolução, os aparelhos ainda não conseguem avisar seus proprietários sobre quais vias estão congestionadas --o que já é realidade nos EUA e na Europa. No próximo semestre, porém, a Map link deve lançar um serviço de informação de trânsito para navegadores GPS, disse Costa. Para 2009, está prevista a versão brasileira do serviço de informação de trânsito da Traffic (www.traffic.com).

Segundo Helder Azevedo, diretor-geral da Navteq da América do Sul, a ferramenta usará empresas de trânsito como a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). "Outras fontes são empresas de rastreamento de veículos, estações de celulares e até previsão do tempo", afirma.

Toshiba pára HD-DVD e Blu-ray vence guerra da alta definição

TÓQUIO - A fabricante de eletroeletrônicos Toshiba confirmou nesta terça-feira, 19, que não irá mais desenvolver, fabricar ou comercializar seu formato de DVD de alta definição, o HD-DVD. A tecnologia competia com o Blu-ray, da Sony. "Concluímos que uma decisão rápida seria melhor", disse o presidente da Toshiba, Atsutoshi Nishida.

Segundo Nishida, a decisão da Warner Bros, anunciada em janeiro, de lançar filmes apenas no formato Blu-ray tornou a desistência inevitável, embora a Toshiba tenha confiança no HD-DVD como tecnologia. "Foi um impacto tremendo", disse. "Se nós continuássemos, isso criaria problemas para consumidores, e nós simplesmente não teríamos nenhuma chance de vencer."

A Warner se junta à Sony Pictures, Walt Disney Co. e Twentieth Century Fox no uso do Blu-ray. Além disso, na sexta-feira, a rede varejista Wal-Mart anunciou que venderia apenas aparelhos Blu-ray.

Apesar de cancelar a fabricação, a empresa informou que continuará a prestar serviços de manutenção pós-venda a quem já tiver adquirido material com este formato. A Toshiba estima que 1 milhão de pessoas já tenham player e discos de HD-DVD. As vendas terminam em março.

Apesar das estratégias de marketing da Toshiba, que estabeleceu grandes descontos em seus produtos com o objetivo de melhorar sua situação frente ao Blu-ray, a companhia viu suas vendas se reduzirem drasticamente durante os últimos meses.

Em relação à instalação dos reprodutores de HD DVD nos computadores pessoais, a Toshiba explicou que "continua avaliando a situação do mercado", e que tomará uma decisão com base na demanda.

(Fonte: Issei Kato/Reuters) - 14/04/2008
Rio e Belo Horizonte começam a receber sinal da TV Digital

Mais duas cidades começaram a receber o sinal da TV Digital no Brasil nesta semana. Quatro meses após o lançamento oficial no país, que aconteceu no dia 2 de dezembro, Rio de Janeiro e Belo Horizonte se juntaram a São Paulo na lista de cidades que podem receber programação em alta definição.

Globo, RedeTV! e Record afirmam que já transmitem o sinal digital desde o início da semana em ambas capitais.

De acordo com a assessoria de imprensa da Globo, a transmissão ainda está sendo feita em caráter experimental, sujeita à interrupções na programação.

A Bandeirantes pretende iniciar a transmissão ainda no primeiro semestre. Já o SBT afirmou não ter previsão.

Segundo cronograma disponível no site do Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital), entidade que reúne emissoras e fabricantes de televisores, Brasília, Salvador e Fortaleza também devem receber a TV Digital até janeiro de 2010.

(Fonte: da Folha Online ) - 14/04/2008
Computadores vencem barreira da classe D no início de 2008

SÃO PAULO - As vendas de computadores no Brasil chegaram em março a uma nova fronteira: a classe D. Segundo o presidente da maior fabricante de PCs e notebooks do Brasil, a Positivo Informática, Hélio Rotenberg, a classe C também já está conseguindo arcar com prestação de um computador melhor. E isso está acontecendo uniformemente em todo o país, segundo o executivo.

"Já estamos pegando uma pontinha da classe D (na venda de computadores), já tem empregada doméstica comprando computador, o autônomo que ganha R$ 800 também", disse Rotenberg durante entrevista no Reuters Latin America Investment Summit.

"Está sobrando dinheiro para as famílias de classe C e elas estão comprando computador. O tíquete médio subiu neste mês de março impressionantemente", afirmou. A chamada classe C é formada por famílias com renda média de cerca de R$ 1.000 por mês.

Segundo ele, as famílias estão aproveitando sobra de orçamento para optarem por modelos de computadores mais sofisticados, com telas de cristal líquido (LCD) de 19 polegadas.

"Temos um modelo de R$ 1.799, um computador completo com (monitor de) 19 polegadas e LCD. Vendeu uma quantidade em março absolutamente fora de qualquer padrão, com parcela de R$ 79. O cara que iria comprar pela parcela de R$ 59, já se dá ao luxo de escolher um computador com prestação de R$ 79", afirmou o executivo.

O Brasil avançou no ranking mundial de vendas de computadores em 2007, passando da sétima para a quinta posição, com vendas de 10,7 milhões de PCs entre desktops e notebooks. Esse volume, representou um salto de 38% sobre as vendas de 2006, de acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado IDC.

A companhia prevê para 2008 "outro excelente ano para o consumo de PCs no País". Para Rotenberg, que cita institutos de pesquisa, o segmento de varejo do mercado brasileiro de PCs crescerá em média 30% ao ano nos próximos quatro anos.

Ações em queda

Apesar do crescimento do mercado e da própria empresa - a Positivo encerrou 2007 com lucro líquido 66% maior -, as ações da companhia não têm acompanhado o movimento, e nesse primeiro trimestre sofreram queda acentuada, de 46%.

"Estou absolutamente apavorado. É a primeira vez que a gente acompanha uma queda dessas na nossa ação. E ela caiu muito este ano. Muito acima de qualquer expectativa. Os nossos investidores também não entendem a queda", disse Rotenberg, que segue de perto a cotação das ações da empresa e do dólar em um terminal instalado em sua sala. "Estamos com um valor de mercado muito abaixo do que valemos."

As incertezas geradas pela redução de incentivos fiscais no Estado de São Paulo e a crise dos mercados financeiros, com fundos vendendo posição na companhia, são apontadas pelo executivo como motivo para as perdas.

"Mas não vamos fazer nenhuma revolução (para incentivar o papel). Resolvemos continuar mostrando nosso trabalho ao longo dos próximos meses", afirmou Rotenberg, que não quis fazer projeções sobre a empresa em 2008.

Depois de ampliar capacidade produtiva para 250 mil computadores por mês em 2007, a Positivo tem espaço para lidar com o crescimento do mercado brasileiro pelos próximos dois anos, na avaliação do executivo.

Com isso, a empresa está pondo ênfase em melhorar sua distribuição para pequenas empresas, onde a taiwanesa Acer, que não tem fábrica no Brasil, "vendeu 90 mil notebooks no trimestre", disse o executivo.

Nesta quinta-feira, as ações da companhia fecharam em estabilidade, cotadas a R$ 21,10. Enquanto isso, o Ibovespa avançou 1,28%.

Falsa reputação on-line esconde más intenções em sites de venda

Esse aqui é garantido. A frase soa bem para quem vai fazer compras on-line e encontra um vendedor com uma boa reputação no site de vendas. Mas, às vezes, essa reputação não tem equivalência com a vida real.

Dan Hubbard, da Websense, recheou sua palestra na Conferência CanSecWest, em Vancouver, com exemplos reais de como os sistemas de reputação virtuais podem ser manipulados por criminosos on-line. Demonstrou, por exemplo, como piratas poderiam usar uma falha no site de leilões eBay para mudar a reputação de um vendedor.

A empresa demorou, segundo Hubbard, cerca de uma hora e meia para encontrar um vendedor que teve seu status alterado para melhor. Segundo ele, pode parecer pouco tempo, "mas é o suficiente para aquela venda ter centenas de milhares de acessos".

Um dos problemas dos sistemas de recomendação, segundo ele, é que eles são alterados por meio de artimanhas nas páginas da web 2.0, que permitem conteúdo gerado pelo usuário. Segundo ele, "70% dos sites mais acessados do mundo permitem tal conteúdo". Dessa forma, criminosos conseguem colocar links para sites maliciosos, que ganham um ranking melhor nos sistemas de busca e melhoram artificialmente a reputação da página pirata.

Mas nem só os usuários finais olham para a reputação on-line. Complexos sistemas anti-spam também utilizam dados desse tipo para classificar os e-mails que passam por sua base. E spammers aumentaram o foco nesses sistemas de reputação.

Um exemplo é o investimento recente de criminosos em ultrapassar o Captcha (aquelas letras tortas para confirmar que quem faz um cadastro é humano, e não um robô) de serviços de e-mail como o Gmail, que goza de excelente status com as ferramentas de filtragem de mensagens.

Surpreendente é que, segundo Hubbard, há indícios de que existem pessoas pagas para digitar as letras --um robô faria o resto do trabalho. E mais surpreendente é a porcentagem de sucesso nas tentativas de driblar o Captcha, se feitas mesmo por humanos: 20%. "Não entendemos o motivo para tão pouco", disse ele.

Para usuários finais e técnicos em segurança, fica uma dica de Hubbard. A reputação, se não é a solução da internet, continua sendo um critério importante. Mas é preciso olhar diversos pontos, como o tempo em que um vendedor está atuante em um site de leilão, o lugar e a vizinhança (há provedores suspeitos, que aceitam qualquer tipo de site).

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Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.