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Notícias na 25 de março

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Um em cada dez internautas pode se tornar viciado, diz estudo

Um estudo de Zurique publicado hoje adverte que um em cada dez internautas corre o risco de se tornar viciado em internet, e que os mais propensos a sofrer essa doença são os homens com menos de 18 anos.

Os resultados da pesquisa feita pelo instituto de Zurique para a luta contra as dependências, com a participação de mais de 20.000 pessoas, indicam que 6% dos menores de idade se disseram dependentes, o que, de acordo com a entidade, confirma uma tendência "inquietante" observada na Europa.

Os dados divulgados também indicam que, na Suíça, 6% dos cibernautas se adequam à definição de "viciado" ou de pessoa propensa a cair nessa dependência, que interfere no desenvolvimento normal de sua vida, atividades e obrigações.

No entanto, os responsáveis pelo estudo afirmam que a maior parte dos entrevistados navega na rede "de forma construtiva e controlada" e, por isso, as conclusões "não têm pretensão científica", apesar de mostrar "dados interessantes" sobre um fenômeno ainda pouco estudado.

(Fonte: Folha on line - da Efe, em Genebra) - 04/11/2006
Fundação Mozilla e Microsoft se confrontam na nova guerra dos navegadores

São Paulo - Lançamento quase simultâneo de Internet Explorer 7 e Firefox 2 aquece briga pela preferência do internauta no setor de browsers.

Fundação Mozilla e Microsoft deram largada nesta semana para uma nova batalha no setor de navegadores, monotamente estabelecido pela liderança esmagadora do Internet Explorer desde 2001, quando sua última versão foi lançada.

Em apenas dois anos, o desafiante de código aberto abocanhou 12,46% de representação do setor, segundo dados da OneStat para setembro, e introduziu em massa funções que se tornaram padrões na maneira como usuários navega.

Ironicamente, o sucesso do Firefox reflete na evidente inspiração que a Microsoft teve no rival para desenvolver seu Internet Explorer 7, com sistema de abas, busca direto no navegador e RSS integrado.

O Firefox 2 se torna um potencial candidato a roubar ainda mais espaço do onipresente browser da Microsoft por manter sua sina em trilhar caminhos novos no setor de navegadores, que poderão servir de base para a concorrência no decorrer da nova guerra que acaba de começar.

(Fonte: Idgnow) - 28/10/2006
Novos aparelhos abrem portas do mundo digital a coleções vinis

A compositora norte-americana Jo-Ann Hernandez, 42, descobriu recentemente que é possível digitalizar fitas e álbuns de 12 polegadas, de sua época de DJ, por meio do INport.

O processo de transferência é demorado, mas é cada vez mais simples recuperar material antigo com novos aparelhos que chegam ao mercado.

O dispositivo projetado pela australiana Xitel é composto por um cabo e por uma caixa conversora com o tamanho de um cartão de crédito que conecta o computador a qualquer aparelho de som.

O produto também inclui um software para ajustar os níveis de som e separar as faixas dos discos durante a transferência das músicas. "É realmente fácil de usar", disse Hernandez. "Eu nem tive que ler o manual para saber como funciona."

Segundo Ben Davis, vice-presidente de desenvolvido da Xitel, "nós pensamos "vamos voltar ao princípio com um processo passo a passo"". Davis usou o INport para digitalizar seus discos do Black Sabbath, Led Zeppelin e Scorpions. Joe Litton, 50, programador da Flórida, usou um player Audio Technica para transferir seus discos favoritos para o formato digital.

O dispositivo custa até U$ 100, tem cabos que podem ser ligados a qualquer aparelho de som, e um cabo USB, permitindo a conexão com um computador que usa o programa Cakewalk para transferir as faixas. Outro equipamento para toca-discos, o ION-iTTUSB, faz a mesma coisa e custa cerca de U$ 130 dólares na Amazon.com.

Os dispositivos não são tão úteis para os fanáticos por qualidade sonora. Alguns usuários da Amazon escreveram resenhas com comentários decepcionados sobre falhas na transferência da qualidade sonora original de seus discos.

Conversor para TV digital deve chegar ao mercado a R$ 300,00

Preço está acima dos R$ 30 anunciados pelo ministro Hélio Costa

O conversor que permitirá receber o sinal digital em televisores analógicos deve custar pelo menos R$ 300, segundo a Gradiente, que participa das especificações do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T). O ministro das Comunicações, Hélio Costa, costuma dizer que a caixinha, também chamada de set top box, custará entre R$ 80 e R$ 100, podendo chegar a R$ 30.

A indústria acha difícil chegar a esse preço sem subsídio. "Não seria para esta década", afirmou o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Gradiente, Moris Arditti, em evento sobre TV digital organizado pela empresa. "A US$ 15, só se o Papai Noel comprar da Gradiente e distribuir, cobrando um preço simbólico." O primeiro conversor da empresa deve chegar ao mercado no fim do ano que vem. O início da transmissão comercial de TV digital em São Paulo está marcado para 3 de dezembro de 2007.

O Brasil decidiu utilizar a tecnologia de compressão de vídeo MPEG-4 (também chamada H.264). O padrão japonês ISDB-T, base do sistema brasileiro, usa uma versão anterior, o MPEG-2. Apesar de o MPEG-4 ser um padrão internacional, ainda é pouco difundido. Segundo a STMicroelectronics, uma fabricante de componentes, existem cerca de 1,5 milhão de conversores com MPEG-4 em uso hoje no mundo.

O SBTVD-T, como está sendo desenhado, tem um "efeito PAL-M" para a indústria. O PAL-M é o padrão de TV em cores adotado no Brasil, que misturou uma tecnologia européia a uma americana e protegeu a indústria nacional. O mesmo deve acontecer com o SBTVD-T. Ele usa o padrão japonês, com uma técnica de compressão de vídeo diferente e um software, chamado middleware, brasileiro. Não será possível, dessa forma, importar equipamentos diretamente. Nem usar os projetos desenvolvidos no exterior, que precisarão ser adaptados. A diferença do PAL-M é que os componentes terão padrão internacional.

Dessa forma, a vantagem dos fabricantes estrangeiros sobre os nacionais fica reduzida. Quando o ex-ministro das Comunicações Miro Teixeira anunciou o SBTVD, no começo do governo, foi acusado de querer beneficiar a Gradiente, cujo presidente, Eugênio Staub, havia sido um dos primeiros empresários a apoiar a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o primeiro mandato.

No celular com TV, acontece uma coisa parecida. As empresas têm de criar aparelhos com tecnologia européia GSM, a mais difundida no País, que recebam televisão no padrão japonês ISDB-T. Esse produto não existe no mercado internacional. Os fabricantes precisam combinar aparelhos europeus e japoneses para chegarem a ele. A Gradiente promete lançar o celular com TV no fim de 2007.

COMO COMPRAR

Transição - A transmissão analógica continuará por 10 anos, em paralelo com a digital. Quem quiser, pode usar o televisor atual durante o período, sem comprar nada.

Disponibilidade - Não é preciso esperar até dezembro de 2007 para trocar de televisor. É importante ver, no entanto, se ele está pronto para a alta definição, se a intenção for aproveitar todos os recursos da TV digital. Depois, será necessário comprar um conversor para receber o sinal.

Conversor - O conversor também pode ser ligado em aparelhos antigos. Eles não ficarão com alta definição, mas a qualidade da imagem será melhor, parecida com a do DVD.

TV paga - A TV via satélite e o cabo nas grandes cidades já são digitais. O sistema definido pelo governo só vale para a TV aberta. Quem paga pela televisão só para receber os canais abertos com qualidade, terá uma nova opção com a TV aberta digital.

(Fonte: Renato Cruz do Estadão) - 20/10/2006
Número de internautas do Brasil é mais que o dobro desde 2000

O número de pessoas com acesso à internet em suas casas no Brasil mais que dobrou desde 2000, passando de 9,8 milhões para 21 milhões, anunciou hoje o Ibope/NetRatings, que mede o mercado brasileiro de Internet desde 2000..

No mesmo período, o número de internautas que acessam a web ao menos uma vez por mês em suas residências aumentou em 168% (de 5,1 milhões de usuários em setembro de 2000 para 13,6 milhões até o mês passado).

O mês de setembro apresentou alta de 14% em relação ao mesmo período do ano passado, informou a empresa. O tempo de navegação mensal avaliado em setembro (de 20 horas e 27 minutos) foi 27 minutos superior ao de agosto e duas horas e 57 minutos acima do registrado em 2005.

Ranking mundial

O Brasil continua na liderança em termos de tempo de uso da internet ante os dez países pesquisados pela companhia. Em segundo lugar aparece o Japão (18 horas e 22 minutos em setembro), seguido pela França (17 horas e 43 minutos) e Estados Unidos (17 horas e 8 minutos), conforme o ranking da Ibope/NetRatings.

Segundo o relatório, em seis anos, houve um crescimento do número de mulheres internautas no país. A fatia do público feminino avançou de 42% em setembro de 2000 para 49% no mês passado.

"A presença significativa de mulheres na internet brasileira segue um movimento já observado no mercado americano, onde são a maioria. Isto é mais um indicador da maturidade do meio interativo brasileiro e reforça a internet como canal publicitário", afirmou o coordenador de análise do Ibope Inteligência, Alexandre Sanches Magalhães.

"A Internet está crescendo onde sempre foi mais frágil. Tanto alguns grupos minoritários, como as mulheres e os idosos, quanto os assuntos que eram menos procurados", disse Magalhães, citando como tópicos viagens e automóveis.

(Fonte: da Folha Online com a Reuters) - 20/10/2006
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Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.