Portais da Cidade

Notcias na 25 de maro

Listando: 6 10 de 1511
Como é a nova tecnologia de arma a laser desenvolvida pela China

Suposto novo sistema de resfriamento elimina o calor residual em armas de laser de alta energia, permitindo que elas operem sem restrições


Novo sistema permite que lasers de alta energia operem “infinitamente”, segundo desenvolvedores
Foto: Thanh Nguyen/Unsplash

Cientistas da Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa, na China, afirmaram que desenvolveram uma nova tecnologia capaz de criar armas a laser de poder infinito.

Até agora, as altas temperaturas atingidas durante o uso eram os maiores impeditivos para o bom funcionamento dos aparelhos. O novo sistema anunciado pelos pesquisadores militares elimina completamente o acúmulo de calor residual no equipamento, permitindo, com o resfriamento, que as armas operem sem restrições.

De acordo com os cientistas, o novo sistema de refrigeração utiliza um gás para eliminar o calor excessivo, liberando o produto simultaneamente a cada disparo.

A tecnologia que controla o calor pode revolucionar táticas existentes e tem o potencial de redefinir as capacidades militares, já que aumenta consideravelmente o alcance e os danos causados pelos lasers em combate.

Com o suposto poder de operar infinitamente sem superaquecimento, os lasers de alta energia podem mirar alvos por períodos mais longos, aumentando a precisão e causando mais estragos. Além disso, o alcance maior pode alterar as estratégias de combate, permitindo que forças ataquem ameaças à distância e minimizem os riscos para o pessoal militar.

Detalhes mais precisos sobre o funcionamento do novo sistema de resfriamento não foram divulgados publicamente. Também não está claro quando essa tecnologia estará disponível para uso operacional.

(Fonte: Laura Intrieri Redação Byte) - 14/08/2023
Ponto de ônibus que "fala" com mulheres chegará a SP e RJ em agosto

Banner de publicidade digital detecta, por meio de um sensor, quando há somente uma pessoa no ponto de ônibus


Projeto mapeia pontos de ônibus mais movimentados das cidades para ação inédita
Foto: Divulgação/Eletromidia

O projeto Abrigo Amigo, que utiliza a tecnologia para ajudar mulheres que ficam sozinhas em pontos de ônibus durante a noite, chegará a São Paulo e Rio de Janeiro em agosto.

Idealizado pela Eletromidia, o banner de publicidade digital é, na verdade, um equipamento com câmera noturna, microfone e conexão com a internet. O objeto detecta, por meio de um sensor, quando há somente uma pessoa em um ponto de ônibus.

Caso a mulher se sinta insegura, ela pode tocar na tela e será imediatamente conectada por chamada de vídeo com uma profissional da empresa.

"A detecção é realizada por meio de um sensor que monitora o fluxo de pessoas paradas e identifica quando alguém está sozinho. Após isso, uma vinheta na tela informa que o serviço de acompanhamento por videochamada está disponível para a pessoa acessar e ter companhia até seu ônibus chegar", disse a Eletromidia ao Byte.

O plano de expansão da iniciativa prevê a atuação em até 100 pontos pelas cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.

Nessa fase de expansão, a empresa vai contar com mais marcas que vão apoiar para beneficiar um maior número de pessoas, informou a Eletromidia.

Projeto-piloto registrou 150 chamadas por noite
Um projeto-piloto do Abrigo Amigo ficou em um funcionamento por uma semana em cinco pontos de ônibus em Campinas. Neste período, foram realizadas em média 150 chamadas por noite.

A ação inédita foi divulgada em um vídeo que mostra o projeto-piloto em operação na cidade de Campinas, em abril deste ano. O vídeo, elaborado pela agência AlmapBBDO, rendeu um Leão de Ouro na categoria Media Lions, no festival de Cannes, em junho.

"É mais uma iniciativa onde reforçamos a nossa missão de transformar a vida das pessoas. A ideia da ação é oferecer uma companhia e minimizar a sensação de vulnerabilidade de pessoas que estão sozinhas em pontos de ônibus por meio de uma chamada de vídeo", disse a empresa.


Veja como funciona:

(Fonte: Anna Gabriela Costa Redação Byte) - 18/07/2023
Novo golpe do Uber: motoristas ativam corridas sem passageiros no carro

Após passageiro informar código de segurança, motoristas conseguem dar início à viagem mesmo sem a pessoa a bordo


Uber faz alerta para cuidados para evitar cair em golpes aplicados por motoristas
Foto: fdr

Motoristas do aplicativo Uber têm aplicado um novo golpe em passageiros. Agora, deve-se ficar atento ao chamado "golpe do código de segurança", em que alguns motoristas usam uma das funcionalidades do aplicativo para cobrar altos valores por viagens sem passageiros.

O golpe foi relatado em reportagem da Folha de São Paulo, que explica como o método funciona: antes de chegar ao local de embarque, o motorista usa o chat do aplicativo para perguntar ao usuário o código de segurança da corrida.

Após o passageiro informar o número, os motoristas conseguem dar início à viagem mesmo sem a pessoa a bordo.

O número em questão se trata do U-código, combinação de quatro dígitos conhecido como o código de segurança da Uber.

O objetivo é tornar as corridas mais seguras, pois, desta forma, tanto motorista quanto passageiro podem verificar se estão na corrida certa ao checarem a combinação do código.

Casos de golpe envolvendo alguns motoristas de Uber foram relatados nas redes sociais, conforme apuração da Folha, que entrevistou algumas vítimas da cidade de São Paulo.

"Assim que a motorista aceitou [a corrida], mandou uma mensagem no chat pedindo o código. Não sabia como funcionava e passei. O aplicativo ficou instável, a corrida começou sem mim e foi redirecionada para outros lugares. Veio a notificação de que a viagem havia terminado, com uma cobrança de R$ 50", disse Fernanda Gasparino à Folha.

Ao Byte, a Uber esclareceu que possui a ferramenta chamada U-Código, que consiste em uma senha de quatro dígitos, criada pelo app para cada viagem, que deverá ser fornecida verbalmente pelo usuário ao motorista ao entrar no veículo, para que então ele consiga iniciar a viagem.

Em nota, a empresa disse que reforçou em comunicações a importância em não compartilhe os quatro dígitos com o motorista antes que ele chegue ao ponto de embarque.

"Caso a pessoa acredite ter sido vítima de crime cometido pela outra parte, a empresa encoraja que sejam acionadas as autoridades competentes. A Uber possui uma equipe formada por ex-policiais e um time de resposta a autoridades prontos a colaborar com as investigações, na forma da lei", afirmou a Uber.

(Fonte: Anna Gabriela Costa Redação Byte) - 18/07/2023
Xiaomi Mix Fold 3 tem suposto design revelado mostrando pequena evolução

Xiaomi Mix Fold 3 é um dos próximos dobráveis na fila de lançamento em 2023, podendo trazer um novo design para a linha

A Xiaomi deve apresentar em breve sua nova geração de smartphones dobráveis, com o lançamento do TEXTOMix Fold 3. O modelo da chinesa teve seu suposto design vazado, mostrando uma alteração notável no visual de seu painel traseiro graças a um novo arranjo de câmeras.


Foto: Xiaomi / Canaltech

A imagem divulgada pelo portal Xiaomiui trouxe uma o suposto Mix Fold 3 em ambiente real de uso, mostrando o que podemos esperar do modelo que deve ser o principal concorrente do Galaxy Z Fold 5, anunciado no final de julho pela Samsung.


Imagem mostra possível design do Xiaomi Mix Fold 3 (Imagem: Reprodução/Xiaomiui)
Foto: Canaltech

A imagem mostra um smartphone que se assemelha ao atual Mix Fold 2 por manter um módulo retangular no topo da tampa traseira. Porém, ele deve ter uma câmera traseira a mais, com as suas quatro lentes formando um pequeno quadrado, próximo do flash de LED.

Ele aparenta ter uma leve desnível nessa parte posterior, com uma solução semelhante ao que a OPPO fez no Find N2 — e ao que a própria Xiaomi fez no 13 Ultra. Em seu modelo em formato tradicional a Xiaomi utilizou esse maior espaço para trazer uma série de aprimoramentos no seu conjunto fotográfico, e pode ser que essa solução seja usada também no Mix Fold 3.

Também dá para ver que ele pode possuir acabamento em um material que imita o couro, do mesmo modo que ocorre no Xiaomi 13 Ultra.

O que esperar do Xiaomi Mix Fold 3?

Até o momento, nada foi confirmado a respeito do Mix Fold 3. Porém, alguns rumores já surgiram especulando sua ficha técnica. Ele pode ter uma tela interna AMOLED de 8 polegadas e uma externa de 6,5 polegadas, com suporte a taxa de atualização de até 120 Hz.

Além disso, deve trazer o Snapdragon 8 Gen 2, acompanhado de até 16 GB de memória RAM e 1 TB de espaço para armazenamento interno. Seu sistema operacional deve ser o Android 13, rodando sob a MIUI Fold 14.1, otimizada para smartphones dobráveis.

Também é esperado que tenha uma bateria de 4.800 mAh de capacidade, com suporte a carregamento rápido por fio de 120 W e sem fio de 50 W. Uma foto da sua suposta caixa já foi vazada, junto ainda da sua possível parte frontal, que praticamente não deve sofrer mudanças.

Diferente da estratégia anterior da Xiaomi, que não revelou versões globais dos Mix Fold e Mix Fold 2, é possível que o Mix Fold 3 ganhe uma variante global em algum momento. Isso ocoreria justamente para tentar abocanhar parte do mercado do Galaxy Z Fold 5, enfrentando também o esperado OnePlus Open, que pode chegar em breve.

(Fonte: Gustavo de Lima Inacio Xiaomiui) - 08/07/2023
YouTube leva resolução 1080p Premium ao navegador

A resolução 1080p Premium está disponível para assinantes do serviço pago do YouTube no PC e promete melhorar a qualidade da taxa de bits nos vídeos

O YouTube começou a liberar no navegador a resolução 1080p Premium, disponível para assinantes do serviço de assinatura da plataforma. Essa nova qualidade de imagem Full HD aumenta o bitrate e proporciona uma imagem mais nítida em comparação com o modo 1080p tradicional.

O recurso TEXTOfoi lançado em abril deste ano para o app do YouTube nos celulares e entrou em fase de testes no PC durante o mês de junho. Quem é assinante do YouTube Premium pode abrir um vídeo na plataforma, clicar sobre o ícone de engrenagem e escolher a nova resolução.


Foto: Eyestetix Studio/Unsplash / Canaltech

A qualidade 1080p com taxa de bits otimizada ainda não está disponível para todo o catálogo do YouTube e aparece em vídeos comuns com resoluções maiores do que Full HD. No entanto, ainda não foi possível encontrar a função nos vídeos com a resolução 1080p60, que inclui a taxa de 60 quadros por segundo.

Vale reforçar que a novidade está disponível somente para assinantes do YouTube Premium. Quem tenta acessar a nova resolução com uma conta comum recebe um aviso na tela para assinar o serviço.

O Canaltech entrou em contato com a assessoria do YouTube para confirmar o alcance do lançamento do recurso no Brasil, mas não teve resposta até o momento da publicação desta notícia.

YouTube Premium ficou mais caro

Se você pretende assinar o YouTube Premium, saiba que o serviço ficou mais caro no Brasil: o plano individual mensal subiu de R$ 20,90 para R$ 24,90, e todas as outras modalidades também receberam reajuste.

(Fonte: André Lourenti Magalhães ) - 08/07/2023
Listando: 10 de 1511

Anuncie

Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.