Quando Jane Coloccia decidiu descobrir sua alma gêmea pela internet, não tinha idéia de que oito anos e 200 encontros mais tarde acabaria por se tornar uma especialista no assunto, tendo escrito um livro e criado um curso para identificar as armadilhas do amor on-line.
Coloccia, hoje com 45 anos, morava em Mahnattan e enfrentava dificuldades para encontrar homens solteiros e heterossexuais quando uma de suas amigas conheceu um parceiro pela internet e casou-se. A futura escritora resolveu dar uma chance para a estratégia.
Nos anos seguintes, Coloccia viu-se cercada de e-mails e torpedos de homens atenciosos, alguns lhe dizendo que a achavam bonita, outros mentindo sobre sua idade, seu peso, seu cabelo e seu estado civil. Um deles acabou por tornar-se terapeuta dela.
Descobrindo ao longo do caminho formas de identificar os mentirosos, Coloccia escreveu um livro, "Confessions of an Online Dating Addict: A True Account of Dating and Relating in the Internet Age" (confissões de uma viciada em encontros amorosos on-line: um relato verdadeiro sobre encontros e relacionamentos na era da internet), em que descreve as vantagens e desvantagens --além do vÃcio-- envolvidos nos encontros via internet.
"Eu saÃa com três ou quatro homens por semana. Em um domingo, eu tinha três encontros --um no café-da-manhã, um no almoço e um no jantar", afirmou. "Isso seduz muito a gente e é legal abrir um e-mail e ver alguém dizendo que você é bonita e que quer conhecer você."
O setor de encontros amorosos via internet registrou um crescimento estrondoso, e a tendência de expansão deve perdurar. Dados da empresa de análise de mercado Jupiter Research mostram que o faturamento desse setor quase dobrou nos últimos três anos, atingindo a cifra de US$ 1,04 bilhão, apenas nos EUA. E deve crescer 16% ao ano até 2012.
Namoro ou amizade?
Coloccia contou que, inicialmente, ficou apreensiva diante da idéia de encontrar-se com homens os quais conhecia apenas on-line. Os homens casados, por exemplo, tendiam a não colocar fotos de si mesmos nos sites, preferiam dar o número de seus celulares e costumavam mandar mensagens instantâneas tarde da noite.
Alguns dos candidatos queriam apenas se divertir por uma noite. Outros colocavam fotografias antigas, nas quais tinham menos peso e mais cabelo.
Ela aconselha os interessados a realmente questionar o parceiro em potencial antes do primeiro encontro e a ler o perfil dele com atenção. Coloccia diz ainda que os sites amorosos que não cobram taxa nenhuma devem ser evitados.
"Descubra por que as pessoas estão ali. As pessoas recorrem à internet devido a uma série de fatores --algumas estão solitárias, outras desejam somente enviar mensagens instantâneas, outras querem fazer amigos, casar-se ou ter sexo. Mas essa não será uma experiência verdadeira se a pessoa não estiver preparada para sair de trás do computador."
As vendas mundiais de computadores pessoais vão aumentar 12,5% até chegar aos 297 milhões de unidades em 2008, segundo estudo publicado nesta quinta-feira pela consultoria Gartner. Os negócios deverão ser sustentados pela demanda por computadores portáteis e dos paÃses emergentes.
A consultoria atribuiu o desempenho ao "clima econômico mundial que castiga menos do que o previsto o mercado" e às evoluções que fazem cair os preços dos notebooks. Segundo a Gartner, as vendas de notebooks aumentarão 30,1% neste ano.
Um estudo da Gartner publicado em abril indicou que as vendas mundiais de PC aumentaram 12,3% no primeiro trimestre. A previsão anterior para o mercado mundial indicava alta de 10,9%.
Abinee
No Brasil, a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) informou, no mês passado, que o mercado negociou 2,5 milhões de unidades no primeiro trimestre deste ano, alta de 25,6% sobre o mesmo perÃodo do ano passado.
O estudo do mercado de PCs mostra que as vendas de desktops alcançaram 1,846 milhão de unidades neste trimestre, o que representa um crescimento de 5,8% sobre o primeiro trimestre de 2007.
O investimento publicitário em internet cresceu 36% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo perÃodo do ano passado, chegando a R$ 134,3 milhões. Com isso, pela primeira vez a internet recebeu mais recursos que a TV por assinatura no paÃs. Os dados são do projeto Inter-Meios, que mede o faturamento dos veÃculos de comunicação.
A internet foi a mÃdia que mais cresceu, em termos percentuais, durante o perÃodo, mas ainda tem uma participação pequena frente a outros meios. No total, durante o primeiro trimestre de 2008, a internet ficou com uma fatia de 3,24% do bolo publicitário, contra 2,84% da televisão paga e 3,19% da mÃdia exterior.
Segundo a publicação especializada "Meio & Mensagem", que faz o levantamento, esse Ãndice era de 1,5% para a internet em 2003, quando o investimento em web começou a ser medido pela pesquisa.
É preciso ressaltar que essa ultrapassagem da internet em relação à TV por assinatura refere-se apenas aos primeiros três meses deste ano. Com a OlimpÃada, marcada para agosto, os canais de esporte devem receber mais investimento publicitário, o que pode fazer com que a televisão paga se recupere.
Durante todo o perÃodo de 2007, as empresas usaram R$ 526,6 milhões em publicidade na internet, uma alta de 45,8% em relação a 2006. No ano passado, a mÃdia on-line ficou com 2,8% do investimento publicitário total, atrás da TV paga (3,4%) e praticamente empatado com a mÃdia exterior.
Nos primeiros três meses deste ano, a mÃdia que mais recebeu investimento publicitário foi a televisão aberta, que ficou com 58% dos recursos --um total de R$ 2,39 bilhões --, seguida pelos jornais, que receberam R$ 777,9 milhões. De acordo com o Inter-Meios, as empresas utilizaram R$ 4,1 bilhões em publicidade entre janeiro e março, ante R$ 3,6 bilhões no mesmo perÃodo de 2007.
Alison DeLauzon avaliou que as fotos e vÃdeos de seu pequeno filho estavam perdidos para sempre quando ficou sem sua câmera digital durante um passeio de férias na Flórida, Estados Unidos. Então, uma coisa engraçada aconteceu: sua câmera "ligou para casa".
Equipada com um cartão de memória especial com capacidade de acesso sem fio à internet, a câmera não somente enviou as fotos do feriado automaticamente para seu computador, como também mandou as da pessoa que pegou sua bolsa esquecida em um restaurante.
"Eu abri o gerenciador "Eye-Fi" no computador e havia fotos dos homens que furtaram nossa câmera", afirmou DeLazon, que nasceu em Nova York. "Não é somente a foto do homem que pegou nossa câmera, mas o sujeito tirou uma foto de seu cúmplice segurando nossa outra câmera."
Custando cerca de US$ 100, o cartão automaticamente carrega as fotos para o computador de sua casa ou serviço de compartilhamento de fotos assim que o usuário se conectar a uma rede sem fio familiar.
Assim que os ladrões passaram por uma rede não segura, cujas configurações eram compatÃveis com o sistema de DeLauzon, e o "Eye-Fi" automaticamente enviou as fotos: primeiro as do bebê, depois as dos ladrões.
DeLauzon não quis prestar queixas contra as pessoas que pegaram sua câmera: ambos eram funcionários do restaurante onde ela jantou e acidentalmente esqueceu o equipamento. Os dois foram demitidos pelo incidente.
Policiais da delegacia anti-pirataria do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado) realizaram o que dizem ser a maior apreensão de DVDs virgens deste ano. Segundo a assessoria de imprensa da polÃcia, os produtos são de origem paraguaia.
A equipe encontrou na manhã desta quarta-feira cerca de 1 milhão de mÃdias em um depósito localizado no 7º andar da Galeria Pagé, na região central da cidade de São Paulo.
De acordo com a polÃcia, ninguém foi detido. O material será encaminhado para a perÃcia.
Segundo o delegado Gilmar Bessa, titular da delegacia anti-pirataria do Deic, a maior parte da pirataria de filmes é produzida a partir de produtos vindos do Paraguai.
A reportagem tentou entrar em contato com a administração da Galeria Pagé, sem sucesso até esta publicação.